quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O meu Personal Learning Environment (PLE)



O meu PLE desenvolve-se em torno de quatro eixos fundamentais: 
  •  pesquisa, leitura e recolha de informação; 
  •  produção de conteúdos; 
  •  comunicação e partilha; 
  •  arquivo e organização de conteúdos.
Em termos de hardware utilizo maioritariamente um computador portátil que complemento com o uso de um Tablet, sobretudo para leitura e pesquisa.

Proponho uma visita guiada pelo meu PLE.

Recolha de Informação
Inicio todas as pesquisas pelo Google, seleciono sites e blogues, mas recorro frequentemente a bibliotecas online, de onde destaco a B-on. Dependendo dos conteúdos poderei recorrer a bases de dados de imagens e de vídeos como o Youtube e o Vimeo. Por uma questão de organização consulto a Wikipedia, muitas vezes só em busca de referências bibliográficas.

Leio cada vez mais conteúdos online e disponho já de uma grande biblioteca de e-books. A frequência do curso encaminha-me também para recursos disponibilizados na plataforma e para a leitura de postagens nos diversos fóruns, é um processo que absorve bastante do tempo de que disponho para pesquisar.

Na minha vida profissional recorro ainda a muitos livros em papel e a publicações de especialidade, fazem parte integrante do meu plano de aprendizagem.

Produção

Para a produção de conteúdos utilizo sobretudo o Microsoft Office. Recentemente tenho recorrido com frequência a ferramentas de edição online como o Google docs e o Prezi onde preparei a apresentação do meu PLE.

Utilizo outros recursos, maioritariamente de acesso livre, para a criação de apresentações, vídeos ou áudio.


Organização e bookmarking
A organização de conteúdos é fundamental para que não me perca, pelo que organizo tudo por pastas, sendo que as de uso frequente estão disponíveis online. Utilizo a Dropbox e o espaço de arquivo de que disponho via Moodle no IPleiria para os documentos profissionais e o Google drive para os conteúdos do Mpel06. Todos são sincronizados sempre que me ligo à internet.
Para organizar o fluxo de emails disponho do Windows live, onde recebo todos os emails de todas as contas que tenho e onde aplico filtros para que cada tópico seja disponibilizado numa pasta própria. O Windows live tem a vantagem acrescida de poder ser consultado sem acesso a internet, pois faz arquivo automático.

Na minha página inicial do Symbaloo tenho acesso imediato às plataformas do IPLeiria e da UAb, bem como às contas de email, ao Google reader; ao blogger onde tenho alojados todos os meus blogues (todos para fins profissionais) e, mais recentemente, acesso ao Mendeley.

Ao preparar o meu PLE conclui que sou muito mais dependente (do que poderia inicialmente imaginar) do Google e de toda a parafernália de ferramentas Web 2.0 associadas a este.

Comunicação e Partilha 
Por estes dias tudo começa nas plataformas Moodle, quer em termos profissionais quer em termos do Mpel06 e dai parto para um conjunto de ambientes, gradualmente mais integrados e sincronizados, por forma a gerir o tempo de forma tão ou mais económica que os recursos.

É neste eixo que descubro cada vez mais oportunidades de aprendizagem.

Sou dependente do email para todo o tipo de contactos, profissionais ou familiares.

Há alguns anos que disponibilizo conteúdos online através de blogues que crio como ajuda ao ensino presencial, mas sempre me pareceram limitados em termos de troca e de partilha. Aderi ao Facebook e tenho utilizado o Google+, mas confesso que não me sinto confortável na utilização de sistemas de chat. É, julgo, um traço da minha personalidade que terei que ultrapassar. 

 Referências
Mota, José (2009). Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito - Revista Educação, Formação & Tecnologias, disponível em: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/105/66.

1 comentário:

  1. Olá Pedro.
    Parabéns pelo teu trabalho, está muito interessante e completo. Reparei que durante a apresentação do teu PLE, no Prezi, este está dividido em quatro tópicos e em cada um deles realças as aplicações e ferramentas com que trabalhas com mais frequência. Estou certa?:-)
    Com a leitura do teu PLE suscitou-me muito interesse quando fazes referência ao Symbaloo e resolvi explorar um pouco mais pois pareceu-me bastante interessante e funcional.
    Adelaide Dias

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