domingo, 9 de dezembro de 2012

Personal Learning Environments



2ª proposta bibliográfica sobre PLEs

Harmelen, Mark (2006). Personal Learning Environments disponível em http://wiki.ties.k12.mn.us/file/view/PLEs_draft.pdf/282847312/PLEs_draft.pdf

O documento em análise procura enquadrar os PLEs (Personal Learning Environments), numa perspetiva introdutória e comparativa entre as várias definições existentes. Define também o espaço ou espaços em que surge a utilização dos PLEs. Harmelen é consultor independente da Universidade de Manchester, na School of Computer Science no Reino Unido.

Numa parte introdutória o autor apresenta as motivações para os PLEs, que resultam:

·         Da necessidade de aprendizagem ao longo da vida;
·         Como resposta à perceção de que os VLEs (Virtual Learning Systems) não lidam de forma eficaz com as necessidades dos alunos;
·         Como resposta à necessidade de recentrar o controlo sobre as aprendizagens no próprio aluno;
·         E da necessidade dos alunos desenvolverem atividades de aprendizagem em contextos externos aos propostos em sede de VLE.

Na segunda parte o autor discute o termo PLE e outros que lhe são próximos na tentativa de identificar o que é, ou não um PLE.

Para o autor PLEs são:
systems that help learners take control of and manage their own learning. This includes providing support for learners to
-          set their own learning goals;
-          manage their learning; managing both content and process;
-          communicate with others in the process of learning;
and thereby achieve learning goals.

Diz ainda:
a PLE may be composed of one or more subsystems: As such it may be a desktop application, or composed of one or more web-based services.

Na terceira parte o autor discute sobre dimensões de espaço dos PLEs em três grandes áreas.

1.      As dimensões da pedagogia, personalização e controlo;
2.      As dimensões da conectividade e da compatibilidade;

3.      As dimensões referentes às plataformas.

As restantes partes do documento apresentam exemplos e conclusões sobre o tema.

Estamos perante um trabalho síntese, que se constitui também como ponto de partida para novas e mais aprofundadas reflexões sobre o tema.

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