domingo, 9 de dezembro de 2012

What the heck is a PLE and why would I want one?



1ª proposta bibliográfica sobre PLEs

Cann,  Allan (2007). What the heck is a PLE and why would I want one? [Tutorial/Slideshare] disponível em http://www.microbiologybytes.com/tutorials/ple/index.html

 ---

Trata-se de um tutorial que nos guia pelo que é um PLE (Personal Learning Environment). Os vários capítulos dispõem de um conjunto de recursos áudio e vídeo. Todos os diapositivos estão disponíveis no slideshare e contam com uma locução clara e pausada por parte do autor. Allan Cann é professor na Universidade de Leicester, no Reino Unido e um defensor acérrimo da utilização dos PLEs.

Na primeira apresentação, que dá o nome a esta proposta, o autor faz um resumo do estado da arte no que se refere à Web 2.0. Alan Cann pega num termo cunhado por Chris Anderson: Long Tail, associado originariamente às probabilidades ou preferências estatísticas, com enfoque nas de baixa frequência ou de baixa amplitude. O autor acredita que estamos a experimentar esta long tail na área da educação sendo que a web 2.0 é o elemento chave que define novos contextos, dispersos pela ‘cauda’ das diferentes formas de aprendizagem.

Por oposição ao que é um VLE (Virtual Learning Environment), o autor define o que é um  PLE:

a system that helps learners take control of and manage their own learning. This includes providing support for learners to set their own learning goals, manage their learning, manage both content and process, and communicate with others in the process of learning.

Ainda na primeira apresentação, o autor equaciona as vantagens e desvantagens apontadas aos VLEs e aos PLEs.

O Tutorial estende-se depois por diferentes capítulos que resultam num aprofundamento da temática, muito útil a quem dá os primeiros passos nesta área.

Aqui fica um acesso direto a cada um dos capítulos deste tutorial:


Sem comentários:

Enviar um comentário