1ª proposta bibliográfica sobre PLEs
Cann, Allan
(2007). What the heck is a PLE and why
would I want one? [Tutorial/Slideshare]
disponível em http://www.microbiologybytes.com/tutorials/ple/index.html
---
Trata-se de um tutorial que nos guia pelo que é um PLE (Personal
Learning Environment). Os vários capítulos dispõem de um conjunto de recursos
áudio e vídeo. Todos os diapositivos estão disponíveis no slideshare e contam
com uma locução clara e pausada por parte do autor. Allan Cann é professor na
Universidade de Leicester, no Reino Unido e um defensor acérrimo da utilização dos PLEs.
Na primeira apresentação, que dá o nome a esta proposta, o autor faz um resumo do estado da arte no que se refere à Web
2.0. Alan Cann pega num termo cunhado por Chris Anderson: Long Tail, associado originariamente às
probabilidades ou preferências estatísticas, com enfoque nas de baixa
frequência ou de baixa amplitude. O autor acredita que estamos a experimentar
esta long tail na área da educação sendo
que a web 2.0 é o elemento chave que define novos contextos, dispersos pela
‘cauda’ das diferentes formas de aprendizagem.
Por oposição ao que é um VLE (Virtual Learning Environment), o autor
define o que é um
PLE:
a system that helps learners take
control of and manage their own learning. This includes providing support for
learners to set their own learning goals, manage their learning, manage both
content and process, and communicate with others in the process of learning.
Ainda na
primeira apresentação, o autor equaciona as vantagens e desvantagens apontadas
aos VLEs e aos PLEs.
O
Tutorial estende-se depois por diferentes capítulos que resultam num
aprofundamento da temática, muito útil a quem dá os primeiros passos nesta
área.
Aqui
fica um acesso direto a cada um dos capítulos deste tutorial:
Sem comentários:
Enviar um comentário