O meu PLE desenvolve-se em torno de quatro eixos fundamentais:
- pesquisa, leitura e recolha de informação;
- produção de conteúdos;
- comunicação e partilha;
- arquivo e organização de conteúdos.
Em termos de hardware utilizo maioritariamente um
computador portátil que complemento com o uso de um Tablet, sobretudo para
leitura e pesquisa.
Proponho uma visita guiada pelo meu PLE.
Recolha de Informação
Inicio todas as pesquisas pelo Google, seleciono sites e blogues, mas recorro frequentemente a
bibliotecas online, de onde destaco a B-on.
Dependendo dos conteúdos poderei recorrer a bases de dados de imagens e de
vídeos como o Youtube e o Vimeo. Por uma questão de organização
consulto a Wikipedia, muitas vezes só
em busca de referências bibliográficas.
Leio cada vez mais conteúdos online e disponho já de
uma grande biblioteca de e-books. A frequência do curso encaminha-me também
para recursos disponibilizados na plataforma e para a leitura de postagens nos
diversos fóruns, é um processo que absorve bastante do tempo de que disponho
para pesquisar.
Na minha vida profissional recorro ainda a muitos
livros em papel e a publicações de especialidade, fazem parte integrante do meu
plano de aprendizagem.
Produção
Para a
produção de conteúdos utilizo sobretudo o Microsoft
Office. Recentemente tenho recorrido com frequência a ferramentas de edição
online como o Google docs e o Prezi onde preparei a apresentação do
meu PLE.
Utilizo
outros recursos, maioritariamente de acesso livre, para a criação de
apresentações, vídeos ou áudio.
Organização e bookmarking
A organização de conteúdos é fundamental para que não
me perca, pelo que organizo tudo por pastas, sendo que as de uso frequente
estão disponíveis online. Utilizo a Dropbox
e o espaço de arquivo de que disponho via Moodle
no IPleiria para os documentos profissionais e o Google drive para os conteúdos do Mpel06. Todos são sincronizados
sempre que me ligo à internet.
Para organizar o fluxo de emails disponho do Windows live, onde recebo todos os
emails de todas as contas que tenho e onde aplico filtros para que cada tópico
seja disponibilizado numa pasta própria. O Windows
live tem a vantagem acrescida de poder ser consultado sem acesso a
internet, pois faz arquivo automático.
Na minha página inicial do Symbaloo tenho acesso imediato às plataformas do IPLeiria e da UAb,
bem como às contas de email, ao Google
reader; ao blogger onde tenho
alojados todos os meus blogues (todos para fins profissionais) e, mais
recentemente, acesso ao Mendeley.
Ao preparar o meu PLE conclui que sou muito mais
dependente (do que poderia inicialmente imaginar) do Google e de toda a
parafernália de ferramentas Web 2.0 associadas a este.
Comunicação e Partilha
Por estes dias tudo começa nas plataformas Moodle, quer em termos profissionais
quer em termos do Mpel06 e dai parto para um conjunto de ambientes,
gradualmente mais integrados e sincronizados, por forma a gerir o tempo de
forma tão ou mais económica que os recursos.
É neste eixo que descubro cada vez mais oportunidades
de aprendizagem.
Sou dependente do email para todo o tipo de contactos,
profissionais ou familiares.
Há alguns anos que disponibilizo conteúdos online
através de blogues que crio como ajuda ao ensino presencial, mas sempre me
pareceram limitados em termos de troca e de partilha. Aderi ao Facebook e tenho utilizado o Google+, mas confesso que não me sinto
confortável na utilização de sistemas de chat. É, julgo, um traço da minha
personalidade que terei que ultrapassar.
Referências
Mota, José
(2009). Personal Learning Environments:
Contributos para uma discussão do conceito - Revista Educação, Formação & Tecnologias, disponível em:
http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/105/66.
Olá Pedro.
ResponderEliminarParabéns pelo teu trabalho, está muito interessante e completo. Reparei que durante a apresentação do teu PLE, no Prezi, este está dividido em quatro tópicos e em cada um deles realças as aplicações e ferramentas com que trabalhas com mais frequência. Estou certa?:-)
Com a leitura do teu PLE suscitou-me muito interesse quando fazes referência ao Symbaloo e resolvi explorar um pouco mais pois pareceu-me bastante interessante e funcional.
Adelaide Dias