2ª proposta bibliográfica sobre PLEs
Harmelen, Mark (2006). Personal Learning Environments disponível em http://wiki.ties.k12.mn.us/file/view/PLEs_draft.pdf/282847312/PLEs_draft.pdf
O
documento em análise procura enquadrar os PLEs (Personal Learning Environments),
numa perspetiva introdutória e comparativa entre as várias definições existentes.
Define também o espaço ou espaços em
que surge a utilização dos PLEs. Harmelen é consultor independente da Universidade
de Manchester, na School of Computer Science no Reino Unido.
Numa
parte introdutória o autor apresenta as motivações para os PLEs, que resultam:
·
Da
necessidade de aprendizagem ao longo da vida;
·
Como
resposta à perceção de que os VLEs (Virtual Learning Systems) não lidam de
forma eficaz com as necessidades dos alunos;
·
Como
resposta à necessidade de recentrar o controlo sobre as aprendizagens no
próprio aluno;
·
E
da necessidade dos alunos desenvolverem atividades de aprendizagem em contextos
externos aos propostos em sede de VLE.
Na
segunda parte o autor discute o termo PLE e outros que lhe são próximos na
tentativa de identificar o que é, ou não um PLE.
Para o autor PLEs são:
systems
that help learners take control of and manage their own learning. This includes
providing support for learners to
-
set
their own learning goals;
-
manage
their learning; managing both content and process;
-
communicate
with others in the process of learning;
and
thereby achieve learning goals.
Diz
ainda:
a PLE may
be composed of one or more subsystems: As such it may be a desktop application,
or composed of one or more web-based services.
Na
terceira parte o autor discute sobre dimensões de espaço dos PLEs em três
grandes áreas.
1.
As
dimensões da pedagogia, personalização e controlo;
2.
As
dimensões da conectividade e da compatibilidade;
3.
As
dimensões referentes às plataformas.
As
restantes partes do documento apresentam exemplos e conclusões sobre o tema.
Estamos
perante um trabalho síntese, que se constitui também como ponto de partida para
novas e mais aprofundadas reflexões sobre o tema.
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