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Este guia junta num único documento a reflexão de
Lawrance C. Ragan, diretor do Instructional Design and Development no Penn
State’s World Campus nos Estados Unidos da América, publicada no jornal online Distance Education.
O documento elenca um conjunto de 10 princípios
básicos a observar no ensino online, constituindo-se como veículo de boas
práticas a serem observadas por um professor que dá os primeiros passos no
ensino online.
Qual ‘ferramenta orientadora’ desenvolve um conjunto
de conceitos e atitudes a serem implementados, nomeadamente:
1. reconhecer a necessidade do professor ‘dar a cara’ e não se julgar apenas
como um observador que acompanha os alunos nas suas aprendizagens num apoio de
retaguarda;
2. entender a importância de construir uma gestão proactiva na monitorização
da aprendizagem;
3. considerar a necessidade de esclarecer sobre o ritmo da aprendizagem como
uma tarefa fundamental, para a regulação dos tempos e disponibilidades de todos
os intervenientes;
4. planear o que fugiu ao planeado e gerir os imponderáveis da vida, ao qual
nenhum curso online é alheio;
5. responder atempadamente às solicitações dos formandos;
6. pensar e medir todas as respostas e interações com os alunos, tentando
ser o mais objetivo possível;
7. manter nos alunos a vontade de progredir e evoluir, também através de um
feedback atempado e oportuno da avaliação;
8. reconhecer a importância do uso do sistema de gestão da formação e a sua
‘framework’ processual como garantia de segurança e de confidencialidade;
9. garantir a qualidade dos recursos, estratégias e do próprio sistema;
10. compreender que num contexto online toda tecnologia está sempre e em
primeiro lugar, ao serviço do sucesso da aprendizagem e que influi na
satisfação dos agentes envolvidos, sejam professores ou alunos.
Muito bom este também. Também bastante relevante. Ja me registei no site e baixei o Report. Não percebo porque é que eu nunca encontro estas coisas interessantes, não sei procurar é o que é... Parabéns pela tua seleção!
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