--
O documento apresenta de forma
breve os novos caminhos da aprendizagem no século XXI, nomeadamente, na forma
como os métodos de ensino, ditos tradicionais, são afetados pelo novo contexto
de ensino/aprendizagem em e-learning. O autor questiona-se sobre as novas pedagogias
e a sua capacidade para substituírem ou complementarem as pedagogias tradicionais.
Bobby Elliot começa por descrever três teorias de aprendizagem: a Behaviourista; a Cognitivista e a Construtivista.
Apresenta depois o cenário tecnológico que com o qual coabitam alunos e
professores atualmente, onde a Web 2.0 veio potenciar a participação e a
colaboração dos intervenientes.
O autor traça depois um perfil do
aluno dos dias de hoje, com base na reflexão de M. Frensky como apresentada na
sua obra Digital Natives, Digital
Emigrants. Um aluno que vamos encontrar em cursos de e-learning. Elliot
refere a necessidade de identificar que novas oportunidade de aprendizagem e
que novos contextos e espaços abre à aprendizagem o e-learning.
Conduzindo a sua reflexão para a
pedagogia, o autor aponta os problemas que são comumente apontados aos métodos
tradicionais de ensino e ao seu confronto com novos métodos emergentes no
formato de e-learning.
O documento conclui com o elenco
das novas pedagogias e/ou estilos de aprendizagem: o conectivismo e o
E-learning 2.0 e o Assessment 2.0.
Bastante interessante, objetivo e muito relevante para a Pedagogia do E-learning. Torna-se ainda melhor por ser relativamente actual. Muito bom. Queria era baixá-lo do Scribd mas não consigo :(
ResponderEliminarGrande Pedro,
ResponderEliminarum muito bom contributo para a disciplina, vou-me socorrer deste texto e do teu comentário. Boa escolha e boa reflexão.
Ricardo