domingo, 2 de junho de 2013

Planificações de duas actividades com base em dois REA





Condições de utilização:

Autor: Vlaams Ministerie Van Onderwijs En Vorming
Instituição: KlasCement
Nível de ensino : Universitário

Descrição e critérios para a escolha deste REA:
Trata-se de um módulo de aprendizagem de escrita em língua holandesa para aprendizagem do Inglês, onde os alunos são convidados a produzir um texto em língua Inglesa – Língua estrangeira, com base num universo restrito de palavras (100).
Trata-se de um REA simples e de utilização muito pouco restritiva. De resto são muitas as adaptações a esta proposta e da qual se perdeu a autoria inicial. Enquanto ideia para uma produção de escrita criativa a proposta permite diferentes adaptações.
Já utilizei esta actividade quer em contexto presencial quer em contexto online, sendo que a tarefa ganha um cariz mais interessante pela partilha e comentários que os formandos fazem dos textos produzidos por si e pelos outros quando em elearning.
A construção das actividade constante na planificação tem em conta a utilização dos 4 Rs dos REA.

Planificação da actividade de aprendizagem 1

O conteúdo apresentado foi  alvo de adaptação, e resultou na actividade que pode ser consultada em https://sites.google.com/site/speakittoo/writing/activity-1--writing e cuja planificação agora apresento.

A actividade divide-se em três tarefas e parte do mesmo ponto de partida do Recurso encontrado para a produção de um texto.

Reflexão sobre a Planificação 1

O Recurso Educacional Aberto propõe uma actividade de escrita para alunos de Inglês língua estrangeira de língua materna holandesa. A proposta de actividade constante na planificação apresentada pretende adaptar o recurso a alunos de língua materna portuguesa e aprofunda a dimensão iteractiva da utilização de diferentes plataformas e outros recursos de acesso gratuito em contexto de elearning.



Condições de utilização:


Autor: David Walbert
Instituição: LEARN NC
Nível de ensino: Secundário e Universitário

Descrição e critérios para a escolha deste REA:
Trata-se de mais uma actividade de escrita dirigida especificamente à produção de texto em contextos de publicação online, onde se pretende que a escrita seja directa e privilegie as frase curtas e simples, sem sacrificar o conteúdo. Dirige-se a alunos que estão a aprender a dominar a componente escrita da língua inglesa como língua estrangeira.
A necessidade de desenvolver competências novas em contextos cada vez mais competitivos resulta na necessidade de reflexão sobre o tema da escrita online.
Esta proposta de actividade, constante na planificação seguinte procura dar um cunho prático de produção escrita a um REA que se apresenta apenas com um cariz teórico de grande qualidade e fiel a si próprio, com linguagem simples e directa.

Planificação da actividade de aprendizagem 2

Dirigida a indivíduos interessados em promover a sua empresa ou produtos em língua inglesa em páginas ou blogues da Internet e num contexto de formação online, este módulo de aprendizagem foca o domínio da língua inglesa para produção de conteúdos para fins de publicação online em páginas da Internet, para promoção e venda de produtos online. 


1. Regras básicas da escrita em contexto online
Sugere-se aos formandos/alunos a leitura integral do texto disponível em:

2. Preparação directa da produção escrita:
Os formandos são conduzidos num processo de preparação da escrita onde terão de definir os seguintes pontos, constantes da proposta de atividade seguinte:
  
 Ask yourself these questions when you sit down to write:

  1. Who is my audience?
  2. What do I want them to know, believe, or feel after they read it?
  3. When and where will they read it?
  4. Why will they read it?

  
3. Produção escrita:

Finalmente os formandos serão convidados a preparar um texto que promova a sua empresa ou produtos, utilizando as regras enunciadas em 1 e mediante a preparação realizada em 2.

Os formandos deverão sujeitar o seu texto ao escrutínio de outros seus pares e do formador, na wiki ou na comunidade de aprendizagem.

Reflexão sobre a Planificação 2

Mais do que uma adaptação do recurso original a planificação da actividade 2 procura optimizar com a proposta de uma actividade de aplicação de conhecimentos o Recurso aberto disponibilizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário