sábado, 17 de novembro de 2012

Proposta bibliográfica 2

Ragan, Lawrence C. (2010). 10 Principles of Effective Online Teaching: Best Practices in Distance Education [Special Report], disponível gratuitamente mediante registo em http://www.facultyfocus.com/free-reports/principles-of-effective-online-teaching-best-practices-in-distance-education/

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Este guia junta num único documento a reflexão de Lawrance C. Ragan, diretor do Instructional Design and Development no Penn State’s World Campus nos Estados Unidos da América, publicada no jornal online Distance Education. 

O documento elenca um conjunto de 10 princípios básicos a observar no ensino online, constituindo-se como veículo de boas práticas a serem observadas por um professor que dá os primeiros passos no ensino online.

Qual ‘ferramenta orientadora’ desenvolve um conjunto de conceitos e atitudes a serem implementados,  nomeadamente:

1.      reconhecer a necessidade do professor ‘dar a cara’ e não se julgar apenas como um observador que acompanha os alunos nas suas aprendizagens num apoio de retaguarda;
2.      entender a importância de construir uma gestão proactiva na monitorização da aprendizagem;
3.      considerar a necessidade de esclarecer sobre o ritmo da aprendizagem como uma tarefa fundamental, para a regulação dos tempos e disponibilidades de todos os intervenientes;
4.      planear o que fugiu ao planeado e gerir os imponderáveis da vida, ao qual nenhum curso online é alheio;
5.      responder atempadamente às solicitações dos formandos;
6.      pensar e medir todas as respostas e interações com os alunos, tentando ser o mais objetivo possível;
7.      manter nos alunos a vontade de progredir e evoluir, também através de um feedback atempado e oportuno da avaliação;
8.      reconhecer a importância do uso do sistema de gestão da formação e a sua ‘framework’ processual como garantia de segurança e de confidencialidade;
9.      garantir a qualidade dos recursos, estratégias e do próprio sistema;
10.  compreender que num contexto online toda tecnologia está sempre e em primeiro lugar, ao serviço do sucesso da aprendizagem e que influi na satisfação dos agentes envolvidos, sejam professores ou alunos.

1 comentário:

  1. Muito bom este também. Também bastante relevante. Ja me registei no site e baixei o Report. Não percebo porque é que eu nunca encontro estas coisas interessantes, não sei procurar é o que é... Parabéns pela tua seleção!

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