terça-feira, 30 de abril de 2013

Recursos Educacionais Abertos - Bibliografia Anotada


Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são recursos disponibilizados gratuitamente ou a baixo custo, destinados ao ensino, à aprendizagem  ou à pesquisa e investigação. Como REA podemos considerar livros, textos, cursos e outros conteúdos ou aplicações de aprendizagem sejam jogos, questionários, guias, instrumentos de avaliação, ou qualquer outro material didático. Os REA são disponibilizados sob uma licença que explicita como podem ser usados: Alguns só podem ser utilizados na sua forma original, noutras situações, os recursos podem ser modificados e redistribuídos. Os REA vieram expandir o acesso a recursos educacionais a um número mais alargado de aprendentes, professores e investigadores. Contêm em si um potencial fantástico de estimular a inovação pedagógica, pela introdução de novas alternativas para um ensino que se quer mais  eficaz.

Após uma pesquisa cuidada, selecionei dois documentos. O primeiro constitui-se como uma introdução ao conceito de REA, permitindo a compreensão do que são, para que servem e a quem se destinam.

O segundo documento problematiza o uso das REA num contexto formal de Educação. Resulta de uma reflexão sobre como disponibilizar recursos em ambientes de ensino tradicionalmente fechados, onde para a utilização dos REA se torna necessária a criação de novos contextos de Práticas Educacionais abertas. A escolha ficou a dever-se ao facto de ter sido o meu primeiro contacto com os REA, aquando da minha passagem pela Universidade Católica de Lisboa.

7 Things You Should Know About Open Educational Resources



A associação EDUCASE construiu um conjunto de documentos com os títulos "The 7 Things You Should Know About..." (7 coisas que deveria saber sobre…) no âmbito do seu projecto Learning Initiative.

“7 Things You Should Know About Open Educational Resources”  fornece de forma clara e concisa informação sobre os REA:
1. O que são?
2. Como funcionam?
3. Quem os utiliza?
4. Porque são importantes?
5. Quais os pontos fracos?
6. Quais as perspetivas futuras?
7. Quais as implicações para o ensino e aprendizagem?

A ideia central do documentos é sumarizada de forma precisa na sua conclusão, que recupero:

Open resources are one way to address the rising costs of education, and they also have the potential to facilitate new styles of teaching and learning. Giving faculty the ability to pick and choose the individual resources they want to use and to modify those resources and “assemble” them in unique ways promises greater diversity of learning environments.

Open Educational Quality Initiative Guide


  • Open Educational Quality Initiative, OEP Guide. [Site]. Disponível em www.oer-quality.org/publications/guide
O meu primeiro contacto com os REA deu-se em 2010, quando na Universidade Católica Portuguesa surgiu o projecto OPAL - Open Quality Initiative (2010-2012) uma parceria com a UNESCO - UN Educational, Scientific and Cultural Organization (França), o International Council for Open and Distance Education (Noruega), o European Foundation for Quality in E-Learning (Bélgica) e várias instituições de Ensino Superior nomeadamente: The Open University (Reino Unido), Aalto University (Finlândia), Universidade Católica Portuguesa e University of Duisburg-Essen (Alemanha), líderes do projecto.


Tratou-se de um projecto europeu, no âmbito do Lifelong Learning Programme. Pretendia melhorar a eficácia do processo de ensino e da aprendizagem no contexto universitário e no ensino de adultos. O projecto versava também o conceito de Práticas Educacionais Abertas (PEA) e procurva definir  indicadores de qualidade e ferramentas de auto-avaliação ao serviço do processo de ensino aprendizagem que envolvessem todos os profissionais e alunos, bem como a própria instituição de Ensino.  A valorização dos REA para a persecução destes objetivos levou a que no âmbito da OPAL fossem premiados como "Campeões Internacionais" aqueles que se destacaram na promoção de Práticas Educacionais Abertas.

Como refere o  Open Educational Quality Initiative Guide, a maioria das iniciativas de REA são baseadas unicamente na potenciação da criação, acesso e utilização de recursos educativos abertos, mas a maioria dessas iniciativas esquece a necessária ajuda que professores, investigadores e instituições necessitam para desenvolver Práticas Educativas Abertas, com base nos recursos disponibilizados e que são fundamentais para garantir a plena implementação do uso de REAs.

O guia é composto por três partes:

Guidelines (Diretrizes): Onde se introduz o conceito de Práticas Educacionais Abertas (PEA) e é fornecido um guia sobre como melhorar essas PEAs. Simultãneamente, são apresentados três instrumentos para avaliar o nível de maturidade das organizações em relação à sua adoção de PEAs

Landscape (conceito): este documento apresenta e define o conceito de Práticas Educacionais Abertas.

List of Elements (Lista de elementos): elementos que, juntos, compõem as melhores práticas na implementação de práticas educacionais abertos (OEP).

Toda a informação está disponível em: http://www.oer-quality.org. O Relatório final está também disponível: Beyond OER. Shifting Focus to Open Educational Practices


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