Os Recursos
Educacionais Abertos (REA) são recursos disponibilizados gratuitamente ou a baixo custo,
destinados ao ensino, à aprendizagem ou
à pesquisa e investigação. Como REA podemos considerar livros, textos, cursos e
outros conteúdos ou aplicações de aprendizagem sejam jogos,
questionários, guias, instrumentos de avaliação, ou qualquer outro material didático. Os REA são disponibilizados sob uma licença que explicita como podem ser usados: Alguns
só podem ser utilizados na sua forma
original, noutras situações, os recursos podem ser
modificados e redistribuídos. Os
REA vieram expandir o acesso a recursos
educacionais a um número mais alargado de aprendentes, professores e
investigadores. Contêm em si um potencial fantástico de
estimular a inovação pedagógica, pela
introdução de novas alternativas para um
ensino que se quer mais eficaz.
Após uma pesquisa cuidada, selecionei
dois documentos. O primeiro constitui-se como uma introdução ao conceito de
REA, permitindo a compreensão do que são, para que servem e a quem se
destinam.
O segundo documento problematiza o uso
das REA num contexto formal de Educação. Resulta de uma reflexão sobre como
disponibilizar recursos em ambientes de ensino tradicionalmente fechados, onde
para a utilização dos REA se torna necessária a criação de novos contextos de
Práticas Educacionais abertas. A escolha ficou a dever-se ao facto de ter sido
o meu primeiro contacto com os REA, aquando da minha passagem pela Universidade
Católica de Lisboa.
7 Things You Should Know About Open Educational
Resources
- Educase (2010). “7 Things You Should Know About Open Educational Resources” An Open Educational Resource Library, disponível em http://net.educause.edu/ir/library/pdf/ELi7061.pdf
A associação EDUCASE construiu um conjunto de
documentos com os títulos "The 7
Things You Should Know About..." (7 coisas que deveria saber sobre…) no âmbito do seu projecto
Learning Initiative.
“7 Things You Should Know About Open Educational Resources” fornece de forma clara e concisa informação
sobre os REA:
1. O que são?
2. Como funcionam?
3. Quem os utiliza?
4. Porque são importantes?
5. Quais os pontos fracos?
6. Quais as perspetivas futuras?
7. Quais as implicações para o ensino e aprendizagem?
A ideia central do documentos é sumarizada de forma precisa na sua
conclusão, que recupero:
Open
resources are one way to address the rising costs of education, and they also
have the potential to facilitate new styles of teaching and learning. Giving
faculty the ability to pick and choose the individual resources they want to
use and to modify those resources and “assemble” them in unique ways promises
greater diversity of learning environments.
Open Educational Quality Initiative Guide
- Open Educational Quality Initiative, OEP Guide. [Site]. Disponível em www.oer-quality.org/publications/guide
Tratou-se de um
projecto europeu, no âmbito do Lifelong Learning Programme. Pretendia melhorar
a eficácia do processo de ensino e da aprendizagem no contexto universitário e
no ensino de adultos. O projecto versava também o conceito de Práticas
Educacionais Abertas (PEA) e procurva definir indicadores de qualidade e ferramentas de
auto-avaliação ao serviço do processo de ensino aprendizagem que envolvessem todos os profissionais e alunos, bem como a própria instituição de Ensino. A valorização dos REA para a persecução destes
objetivos levou a que no âmbito da OPAL fossem premiados como "Campeões
Internacionais" aqueles que se destacaram na promoção de Práticas
Educacionais Abertas.
Como refere o Open Educational Quality Initiative Guide, a
maioria das iniciativas de REA são
baseadas unicamente na potenciação da criação,
acesso e utilização de recursos
educativos abertos, mas a maioria dessas iniciativas esquece a necessária ajuda que
professores, investigadores e instituições necessitam
para desenvolver Práticas
Educativas Abertas, com base nos recursos disponibilizados e que são fundamentais
para garantir a plena implementação do uso de REAs.
O guia é composto por
três partes:
• Guidelines (Diretrizes):
Onde se introduz o conceito de Práticas Educacionais Abertas
(PEA) e é fornecido um guia sobre como melhorar essas PEAs. Simultãneamente,
são apresentados três instrumentos
para avaliar o nível de maturidade das organizações em relação à sua adoção de PEAs
• Landscape (conceito): este documento apresenta e define o conceito de Práticas Educacionais Abertas.
• List of Elements (Lista de elementos): elementos que, juntos, compõem as melhores práticas na implementação de práticas educacionais abertos (OEP).
Toda a
informação está disponível em: http://www.oer-quality.org.
O Relatório final está também disponível: Beyond OER. Shifting Focus to Open Educational Practices
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