sábado, 17 de novembro de 2012

Proposta bibliográfica 1


Elliott, Bobby. (2009). E – PEDAGOGY: does e-learning require a new approach to teaching and learning? disponível em http://pt.scribd.com/doc/932164/E-Pedagogy

--

O documento apresenta de forma breve os novos caminhos da aprendizagem no século XXI, nomeadamente, na forma como os métodos de ensino, ditos tradicionais, são afetados pelo novo contexto de ensino/aprendizagem em e-learning. O autor questiona-se sobre as novas pedagogias e a sua capacidade para substituírem ou complementarem as pedagogias tradicionais.

Bobby Elliot começa por descrever três teorias de aprendizagem:  a Behaviourista; a Cognitivista e a Construtivista. Apresenta depois o cenário tecnológico que com o qual coabitam alunos e professores atualmente, onde a Web 2.0 veio potenciar a participação e a colaboração dos intervenientes.
O autor traça depois um perfil do aluno dos dias de hoje, com base na reflexão de M. Frensky como apresentada na sua obra Digital Natives, Digital Emigrants. Um aluno que vamos encontrar em cursos de e-learning. Elliot refere a necessidade de identificar que novas oportunidade de aprendizagem e que novos contextos e espaços abre à aprendizagem o e-learning.
Conduzindo a sua reflexão para a pedagogia, o autor aponta os problemas que são comumente apontados aos métodos tradicionais de ensino e ao seu confronto com novos métodos emergentes no formato de e-learning.
O documento conclui com o elenco das novas pedagogias e/ou estilos de aprendizagem: o conectivismo e o E-learning 2.0 e o Assessment 2.0.

Bobby Elliott é membro da Scottish Qualifications Authority, apresentou no e-Learning symposium 2009 que decorreu na Universidade de Southampton em 2009, uma palestra subordinada ao mesmo tema E-pedagogy: does e-learning require a new approach to teaching and learning? 

Apresentação em formato PowerPoint  

Link para o vídeo da palestra http://www.llas.ac.uk/video/17

Desta conferência resultou o texto proposto.

E Pedagogy

2 comentários:

  1. Bastante interessante, objetivo e muito relevante para a Pedagogia do E-learning. Torna-se ainda melhor por ser relativamente actual. Muito bom. Queria era baixá-lo do Scribd mas não consigo :(

    ResponderEliminar
  2. Grande Pedro,

    um muito bom contributo para a disciplina, vou-me socorrer deste texto e do teu comentário. Boa escolha e boa reflexão.

    Ricardo

    ResponderEliminar